8. Sintra, um concelho mais verde e saudável


Não obstante toda a sua envolvência, Sintra continua muito aquém do desejado em matérias como a sustentabilidade ambiental e o aproveitamento dos recursos naturais.
São muitas as medidas que podem fazer de Sintra um concelho mais amigo do ambiente. Por exemplo, a criação de uma rede de Ciclovias no nosso concelho tem vindo a ser apontada pela JS Concelhia de Sintra como uma das promessas falhadas do actual executivo, sendo estas fundamentais na construção de uma alternativa sustentável de mobilidade e contribuindo positivamente para a adopção de hábitos de vida saudáveis. À semelhança do que acontece noutros municípios do país, também o aluguer de bicicletas e carros eléctricos no Centro da Vila de Sintra permitiria que o nosso Concelho se assumisse como um destino turístico no qual a herança histórica e natural está de mãos dadas com a sustentabilidade ambiental.
Por outro lado, é necessário fomentar o desporto e estimular a criação de hábitos saudáveis nos Sintrenses. Algumas das medidas a adoptar poderiam passar, por exemplo, pela criação de circuitos de manutenção em eixos urbanos e de circuitos de BTT na Serra de Sintra.